Vivien e Cecilia Meireles

05/09/2009 17:54

 

Recentemente, fiquei sabendo sobre um caso, que muito me chamou atenção. Que era a amizade Vivien com Cecília Meireles  , uma das mais importantes poetisa brasileira. Leia a matéria abaixo, sobre Maria  Fernanda, e Vivien Leigh com sua amizade com Cecilia :

 

Maria Fernanda era uma atriz belíssima, filha de uma das musas do Rio de Janeiro, a poeta Cecília, paixão de todos os freqüentadores da Livraria Martins, e de grandes jornalistas, como Carlos Lacerda e Luiz Fernando Mercadante.

Nos anos 50, interpretou a personagem de Vivien Leigh em “E o vento levou”, em uma montagem carioca. Por conta da interpretação, ganhou um estágio na BBC de Londres. Certa vez a incumbiram de entrevistar a própria Vivien Leigh. Na entrevista, ela contou de suas peripécias teatrais e tornou-se grande amiga da atriz.

Em 1964 Vivien Leigh veio visitar São Paulo. Solicitou aos organizadores do evento que trouxessem sua amiga. Não foi possível. Quando cobrou sua presença, os organizadores informaram que ela estava acompanhando a mãe em fase terminal no Hospital.

No dia seguinte de manhã, Vivien levantou, foi até uma florista, comprou um buquê de rosas, pegou a ponte aérea e seguiu para o Rio. Foi até o hospital, enfrentou os porteiros que não queriam deixar que subisse até o apartamento de Cecília. Chegando, a poeta estava sozinha: Maria Fernanda tinha ido para casa descansar. Vivien esperou Cecília acordar, deu-lhe um beijo na testa, deixou o buquê em um vaso com água e retornou para São Paulo.

A poeta recuperou-se e ganhou uma sobrevida de dois meses. Nesse ínterim escreveu um de seus últimos poemas, que falava de rosas, como tantos outros que escrevera, e que dedicou a Vivien Leigh.

O suposto poema de Vivien, está abaixo. Não temos certeza , de se este é o verdadeiro poema que Cecilia dedicou pra Vivien, já que nenhuma referencia existe.

Rosa

"Tu és como rosto das rosas: diferente em cada pétala.

Onde estava o teu perfume?

Ninguém soube.

Teu lábio sorriu para todos os ventos e o mundo inteiro ficou feliz.

Eu, só eu, encontrei a gota de orvalho que te alimentava, como um

segredo que cai do sonho..."


Cecília Meireles

—————

Voltar